Templates

Tudo da Net

Correios Passam a Exigir CPF de Remetentes a partir de Setembro

Os Correios recentemente anunciaram uma nova política que afetará o envio de encomendas nacionais, exigindo a identificação dos remetentes em pacotes domésticos. A medida entrará em vigor a partir da próxima quinta-feira (1º), e os cidadãos brasileiros deverão apresentar seus CPFs ou CNPJs ao enviar pacotes, enquanto estrangeiros podem fornecer o número de passaporte.

A partir do dia 1º de setembro, todos os usuários dos serviços postais deverão se identificar e apresentar seus CPFs ao enviar qualquer encomenda dentro do país. Em caso de recusa em fornecer o documento de identificação, os funcionários das agências postais serão instruídos a não aceitar o envio da encomenda.

Os Correios asseguram que os dados fornecidos pelos clientes serão mantidos em sigilo, conforme estabelecido pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Um sistema semelhante já é empregado para remessas internacionais e também para o busca cep.

“No intuito de fortalecer a segurança do processo, os remetentes de encomendas nacionais serão obrigados a fornecer seus dados de CPF, CNPJ ou passaporte (para estrangeiros) a partir do próximo dia 1º de setembro. Esses dados não serão visíveis nas etiquetas de envio, sendo inseridos apenas nos sistemas de atendimento, e seguirão todas as diretrizes de privacidade estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados”, declararam em comunicado.

Além de facilitar o rastreamento das encomendas, conforme divulgado pela empresa, os dados fornecidos permitirão a implementação de outras funcionalidades interativas no processo de entrega.

Share: